Cartões de rotina para crianças (7708 downloads)

Crianças com senso de ordem e rotina diária tendem a ser mais tranquilas?

Maria Montessori dizia que sim. A médica e pedagoga italiana desenvolveu no começo do século passado uma nova abordagem à educação baseada em uma pesquisa empírica e científica. O Método Montessori ficou conhecido no mundo todo por suas fundações no encorajamento e respeito no desenvolvimento natural da criança.

Em seu livro “A Criança”, Montessori expõe que a ordem é uma necessidade da criança nos seus primeiros anos de vida. Durante este estágio, que dura entre os 6 meses até aproximadamente 4 anos de idade, é possível observar o interesse do seu filho ou aluno às rotinas e pelo desejo por consistência e repetição.

Tudo tem o seu devido lugar.

Para desenvolver sua ordem interior, a criança precisa que o mundo externo seja ordenado por um adulto, ou seja, esse “mundo” precisa se tornar o mais regular e previsível possível. Há três formas essenciais a serem observadas e seguidas: a ordem no ambiente, ordem no tempo e ordem na conduta do adulto.

Desenvolver uma rotina em vez de um cronograma é uma maneira de viver com menos estresse e com dias mais alegres e divertido com as crianças, encontrando estabilidade na ordem do dia e mais liberdade para atividades espontâneas.

Para isso, desenvolvemos cartões educativos com sugestões de atividades e rotinas. Há muitas maneiras de utilizá-los, mas de maneira geral eles podem funcionar como diretrizes para as atividades propostas para o dia ou semana.

Gostou deste material? Compartilhe!

Clique no link abaixo para baixar o arquivo gratuitamente:

Cartões de rotina para crianças (7708 downloads)