Classificando objetos por cor (1766 downloads)

Uma maneira muito divertida de ensinar a distinguir e classificar as cores é através de jogos e brincadeiras. Que tal começar misturando objetos de cores diferentes para que a criança possa reagrupar conforme sua cor ou tonalidade? É exatamente a proposta da atividade que disponibilizamos abaixo.

Perto dos 2 anos a criança começa a identificar e a relacionar cores e coisas do cotidiano dela. Por se tratar de algo abstrato, a criança passa a entender este conceito através de experiências que o adulto vai proporcionando a ela.

O cuidador ou educador pode começar com as cores básicas e aos poucos ir aumentando o repertório, nomeando objetos ao redor da criança. Esse tipo de estimulo pode já começar após um ano de idade.

Passo a passo:
– Imprima as folhas de atividades e, se puder, cole em papel mais grosso ou para que o material possa ser representando em outras oportunidades;
– Coloque as figuras misturadas dentro de um saco ou caixinha e peça para que seu pequeno vá retirando uma por uma, nomeando a figura e sua cor;
– Por fim, peça que encontre o grupo daquela figura conforme sua cor correspondente.

Quer mais atividades e materiais para ensinar cores? Tem aqui e aqui.

Clique no link abaixo para baixar o arquivo gratuitamente:

Classificando objetos por cor (1766 downloads)