Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Como foi usar fraldas de pano no meu filho por 15 dias

Meu filho tem 1 ano e meio e até esse momento eu nunca tinha considerado usar as fraldas de pano. Não por preconceito, eu só não tinha nenhum conhecimento e não tinha parado para pensar sobre, sabe? Na maternidade a gente tem tantos assuntos para aprender que alguns passarm batido e fraldas de pano foi um deles.

Por destino, uma das seguidoras lá do instagram, a Evelly, fala muito sobre o uso da fralda de pano e suas vantagens. Um dia entrei no perfil dela e me deu a vontade de fazer esse teste.

Aliás, já adianto que esse texto é um relato pessoal e eu estou longe de ser uma especialista no assunto. Se você está procurando dicas de uso, limpeza etc, tem muito mais gente com conhecimento falando sobre isso, a própria Evelly, inclusive. Esse texto é um relato pessoal que pode servir para você, que é uma mãe comum levemente curiosa sobre a fralda de pano. Não tenho “cavalo no jogo”, então vou trazer pontos positivos e negativos, sinceridade total e a MINHA experiência.

POR QUE EU RESOLVI TESTAR?

Minhas principais razoões foram economizar dinheiro e também diminuir um pouco a produção de lixo. Tem uma estimativa que você faz no site da DIPANO, e eu gastei aproximadamente 3 mil fraldas com o meu filho até 1 ano e meio. É muita coisa, né? Quase 3.500 reais em fralda. E pra onde todo esse lixo vai? Abaixo uma tabela da quantidade de fraldas que, em média, um bebê usa:

– Até 2 meses – 240 fraldas por mês – total: 480 fraldas tamanho P
– De 3 a 8 meses – 180 fraldas por mês – total: 1080 fraldas M
– De 9 a 18 meses – 150 fraldas por mês – total: 1500 fraldas tamanho G
– De 18 a 24 meses – 150 fraldas por mês – total: 1050 fraldas tamanho EG

QUAL E QUANTAS FRALDAS EU COMPREI?

Eu escolhi a marca DIPANO, por indicação do meu marido mesmo, que já tinha escutado falarem muito bem da marca e da qualidade das fraldas. Quando eu postei no instagram que tinha comprado dessa marca recebi MUITOS depoimentos de pessoas que usaram e a fralda durou anos. Realmente a qualidade é muito boa, um trabalho muito bem feito.

Comprei 5 fraldas completas (que acompanham 2 absorventes diários) e 3 kits noturnos (no kit vem 3 absorventes para segurar durante a noite)

PONTOS POSITIVOS X PONTOS NEGATIVOS

NÃO É DIFÍCIL DE LAVAR: Engraçado que quando eu me propus a testar as fraldas, via muita gente comentando sobre o “nojo” de ter que lidar com o cocô do bebê, lavar as fraldas. Eu mesma tinha um pouco de pé atrás. Mas a verdade é que quando a gente é mãe/pai e troca o dia inteiro, todo dia, fraldas do seu filho, isso vira um costume. Eu, pessoalmente, não tenho tanto nojo do cocô do meu filho. Não que eu ache MARAVILHOSO, mas gente, eu limpo a bunda dessa criança desde que ele nasceu. Eu lido com cocô TODOS OS DIAS. Então na hora que ele fez cocô na fralda de pano não foi tão complicado assim. Eu, literalmente, joguei o cocô na privada, passei uma água no tanque e reservei num balde (sem deixar de molho pois não pode). Mais tarde fui lá e coloquei pra lavar na máquina. Foi bem tranquilo. As fraldas do xixi eu deixei junto nesse balde. Eu lavo roupa todo dia em casa, ou quase todo dia, então realmente não teve problema.

A DESCARTÁVEL É MAIS FÁCIL PARA VESTIR: Especialmente se você tem um bebê maiorzinho, a hora da troca é uma pequena batalha. Eu já não trocava o meu filho deitado desde os 10 meses pois ele não fica parado. Eu uso aquelas fraldas descartáveis “calça”, que você veste como se fosse uma cuequinha, com meu filho de pé apoiando em mim ou em algum outro lugar. Dessa forma realmente é mais prático e o bebê participa do momento, aprendendo a levantar a perninha. Pra mim, esse foi o maior desafio da fralda de pano. O bebê precisa estar deitado “quietinho” e são 6 botões para prender (pra ser justa, são botões daqueles de “clicar”, bem resistentes).

VOCÊ ECONOMIZA DINHEIRO: Isso é um fato. Você vai economizar se usar as fraldas de pano, mesmo que não use exclusivamente. Se você usar mesmo que seja uma ou duas vezes por dia a longo prazo, você economizará.

AS FRALDAS DE PANO SÃO GROSSAS: Durante o dia você pode usar um ou dois absorventes, durante a noite o kit são com três absorventes. Talvez por eu ter a referência das fraldas descartáveis, achei as fraldas bem grandes e grossas. Fico com a impressão que pode ser um pouco incomodo ou esquentar em dias de calor. Abaixo uma comparacão para visualizarem a diferença de tamanho:

MINHA CONCLUSÃO FINAL

Acredito que se você usa fralda de pano desde o início, a adaptação é mais fácil. Mas sim, é um trabalho extra. É algo que você vai precisar pensar a mais, fazer a mais, então se o valor economizado é algo que faz muita diferença no orçamento da sua família, é uma motivação perfeita para o uso. Além de claro, a produção de lixo.

Aqui em casa nós iremos seguir com as duas opções. Escolhemos usar uma ou duas vez ao dia a fralda de pano e o resto a fralda descartável, principalmente porque a fralda descartavel é bem mais fácil de vestir e meu filho, que já é maior, não se adaptou tão bem a fralda de pano e as vezes quer tirar. Dessa maneira conseguimos produzir um pouco menos de lixo e economizar o número de fraldas, que ao longo prazo faz uma diferença.

No geral, gostei bastante da experiência! Aconselho quem tem curiosidade a testar também.

Relacionados